Smartphones

6 segredos para abrir seu próprio negócio sem medo nenhum

Muitas pessoas têm o sonho de abrir um negócio próprio, mas, muitas vezes deixam de tentar por medo de arriscar e acabar não dando certo. De fato, é necessário tomar alguns cuidados prévios para minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso.

Pensando nisso, resolvemos falar mais sobre esses cuidados e como eles podem ajudar a estruturar uma empresa de sucesso. Quer saber mais? Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Uma boa ideia não é o suficiente

Ter boas ideias não é a parte mais difícil de um negócio. O que faz a diferença entre elas serem bem-sucedidas ou se tornarem um fracasso é a forma como elas são trabalhadas. Isso significa que, além de ter uma boa ideia, é preciso estudar se ela é viável, fazer um bom planejamento e pensar na melhor forma de executá-la.

2. Aprenda a planejar

Por falar em planejamento, essa é outra etapa fundamental antes de abrir um negócio próprio. Não importa quanto tempo levar para que o seu plano de negócios esteja pronto, o importante mesmo é que todos os detalhes do negócio sejam contemplados e avaliados.

A importância dessa fase se deve, basicamente, ao fato de que muitas ideias parecem boas quando ainda são apenas pensamentos vagos, mas que, quando escritas e avaliadas, podem apresentar muitos aspectos que precisam de modificação. Portanto, lembre-se sempre: planejar não é perder tempo. É um investimento que ajudará a garantir que o negócio seja bem-sucedido e dê bons resultados!

3. Ter um sócio não é algo obrigatório

Muitos empreendedores procuram um sócio para ter um parceiro de negócios, um conselheiro, ou mesmo por medo de iniciar algo de tanta importância sozinho, ou sem ajuda. Ainda há aqueles que acreditam que só porque algum amigo ofereceu algumas ideias interessantes, devem chamá-lo para fazer parte do negócio.

Nesses casos é preciso superar a insegurança, o medo ou o sentimento de obrigação e pensar friamente. Seu sócio tem mais conhecimento do que você, ou pode contribuir com experiências que você ainda não possui? Caso a resposta seja negativa, se liberte dessa ideia de criar uma sociedade.

4. Procure saber um pouco sobre a legislação

Muitos aspectos de uma gestão empresarial estão ligados à legislação. Dentre eles existem questões trabalhistas, tributárias e contábeis, por exemplo. Não quer dizer que com isso você precise ser um expert no assunto, mas é importante saber como o seu negócio é afetado por leis e exigências do Governo para se resguardar.

5. Não tenha medo dos riscos — eles são comuns

Se todas as pessoas que desejam abrir um negócio próprio se deixarem levar pelo medo dos riscos, provavelmente a grande maioria deles desistiria antes mesmo de começar. Os riscos são comuns, mas há maneiras de contorná-los, ou minimizá-los.

Além disso, com um planejamento bem estruturado, é possível identificar quais deles podem afetar a empresa e criar planos de contingência, caso algum se concretize — reduzindo ou mesmo eliminando seus impactos.

6. A pressa é inimiga da perfeição — e do sucesso também

Lembra da importância do planejamento? Um plano assertivo, contemplando muitos aspectos do negócio, detalhando as operações, os objetivos e as estratégias leva tempo para ser criado. Isso quer dizer que um negócio não deve ser criado de um dia para o outro. Isso também ajuda a evitar que riscos desnecessários sejam assumidos.

Abrir um negócio próprio não é algo que dá para ser feito como uma receita de bolo. Cada empresa possui objetivos, características, planejamentos e vários outros aspectos diferentes. Porém, tomar esses cuidados que foram citados é o primeiro passo para que você possa construir algo promissor.

Quer acompanhar mais posts como este? Então aproveite para nos seguir no Facebook, no Twitter e no Instagram agora mesmo e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Você deve gostar também
Os danos que o iPhone causa à sua saúde (INFOGRÁFICO)
Como deixar sua loja de manutenção de celulares mais atraente?
Piores celulares: 5 marcas e modelos que mais dão defeitos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web