Smartphones

Smartphones: Brasil já tem mais de 280 milhões de linhas móveis

Os smartphones são a febre do momento! Isso se deve ao fato de estarem cada vez mais versáteis, potentes e multifuncionais. Serviços bancários, planilhas, aplicativos diversos, jogos, correio eletrônico e uma infinidade de funcionalidades explicam a massiva adesão dos brasileiros a essa tecnologia. Além, é claro, das redes sociais.

Nesse contexto, a crise econômica tem obrigado os brasileiros a repensarem suas estratégias financeiras. Diante disso, muitos optam por expandir sua atuação profissional ou, até mesmo, tentar uma segunda profissão para complementar a renda. De olho nessa crescente demanda por serviços relacionados a smartphones no Brasil, o mercado de serviços relacionados à manutenção desses aparelhos vem se inflando.

Você é técnico em eletrônicos e tem se interessado por manutenção de celulares? Continue a leitura do post de hoje e veja como é possível aproveitar a enorme procura por dispositivos móveis para aumentar a sua renda!

Por que investir em manutenção de smartphones

Dados da Anatel, em pesquisa realizada em 2015, revelam que há 289 milhões de aparelhos celulares ativos no país. Em relação à teledensidade, os números também são impactantes: 136,86 acessos por 100 habitantes, superior a um acesso por habitante.

Junto a isso, surge a necessidade de profissionais capacitados para resolver os problemas dos usuários, como o mau funcionamento do smartphone, quebra da tela, entre outros infortúnios. Nesses casos, a manutenção é mais vantajosa para o consumidor de que a compra de um novo produto, especialmente em tempos de resseção.

Além disso, as peças dos hardwares dos smartphones podem ser substituídas, na maioria dos casos, sem a necessidade de soldas e reparos que demandem grandes habilidades. Isso faz com que um número cada vez maior de técnicos de outras áreas da eletrônica migrem para esse novo nicho.

Oportunidades do mercado tecnológico

O mau uso dos smartphones é a principal causa da crescente demanda por profissionais qualificados em trazê-los de volta à vida. Como esses aparelhos tornaram-se praticamente uma extensão do corpo das pessoas nos dias atuais, acidentes com água, quedas, utilização de carregadores e acessórios paralelos de má qualidade têm levado um grande contingente de usuários às assistências técnicas especializadas.

Os reparos são, na maioria das vezes, troca de displays e telas led danificados, conectores de carga, microfones e alto-falantes dos aparelhos que costumas oxidar, além de serviços de atualização e recuperação de softwares corrompidos, limpeza de vírus e malwares que não têm poupado os usuários de smartphones. As potencialidades de altos lucro com a prestação desses tipos de serviços são diretamente proporcionais ao costumeiro descuido das pessoas com seus aparelhos.

Outro calcanhar de Aquiles dos smartphones é a bateria que tem vida útil de quatrocentas cargas em média. Com o uso excessivo do aparelho, alguns usuários chegam a carregá-los duas vezes por dia. Além disso, o uso de carregadores paralelos de má qualidade ou até mesmo a recarga em um dispositivo de outro aparelho com outras especificações de alimentação contribuem para a necessidade de substituição das baterias.

Um novo negócio compacto e promissor

O espaço físico necessário para uma estação de trabalho completa para manutenção de smartphones não demanda pouco mais do que vinte metros quadrados de área. Pequenas vitrines, painéis, divisória e um banco de espera podem ser mais que o necessário como mobília do seu novo negócio de manutenção de smartphones.

Além disso, as ferramentas necessárias são comuns, as mesmas recorrentes em bancadas de eletrônica; além de, é claro, uma variedade de peças de reposição dos mais diversos modelos de aparelhos, tais como: displays, malhas de teclado, cabos flat de conexão, entre outros.

Capacite-se

Os cursos disponíveis para formar profissionais de alto padrão nessa área dos smarphones no Brasil oferecem a vantagem de serem intensivos e não muito dispendiosos.

Para quem já é técnico em manutenção de micros, a capacitação em manutenção de smarphones tornou-se imprescindível. Com o aprimoramento vertiginoso das tecnologias de hardware e software que integram esses aparelhos, eles tornam-se cada vez mais próximos dos computadores notebooks e desktops. Isso graças aos processadores de vários núcleos, capacidade de armazenamento e quantidade de memória ram disponível nos smartphones.

Agora que você já está ciente da grande demanda por técnicos em smartphone no Brasil, que tal saber como deixar sua loja de manutenção mais atraente?

 

Você deve gostar também
Os danos que o iPhone causa à sua saúde (INFOGRÁFICO)
5 dicas poderosas para fidelizar clientes
5 motivos para trabalhar por conta própria com manutenção de celulares

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web