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5 dicas poderosas para fidelizar clientes

A crescente oferta de produtos e serviços em vários segmentos tem conduzido o nível da competição a uma esfera muito mais elevada. Há de se fazer um verdadeiro malabarismo para atrair clientes e fazê-los satisfeitos com seus serviços. Aliás, é preciso muito mais para ter um negócio sustentável!

É preciso fidelizar clientes e encantá-los nos detalhes mínimos do atendimento a ponto de ser indicado por eles para seus parentes. E é nesse ponto que muitos profissionais e empresas perdem seus clientes e os veem migrar para o concorrente.

Neste artigo apresentamos 5 dicas para converter seu público em uma clientela satisfeita e fiel.

Atendimento diferenciado

Um bom atendimento é primordial nos dias de hoje. O assunto tem sido tão falado que já passou a ser obrigação das empresas oferecerem um atendimento de qualidade.

Mas para fidelizar clientes é preciso criar um diferencial em seu atendimento, investindo em treinamento e preparando aqueles que irão falar por sua empresa.

A equipe deve ter foco em agradar o cliente, saber ouvi-lo, identificar e compreender suas necessidades e expectativas, até mesmo antes que eles possam indicar. Antecipar suas necessidades é uma forma de demonstrar extrema atenção e conhecimento das especificidades do cliente.

Atualização profissional

O cliente encontrará no mercado muitas empresas que oferecem o mesmo serviço que você e com a mesma qualidade e eficiência. O que poderá deixá-lo à frente em relação aos seus concorrentes é estar atualizado e apto a inovar.

Estar conectado às tendências e comportamentos do mercado fará você sair na frente. Procure se especializar com cursos dentro de sua área de atuação e caso perceba a necessidade de aumentar a oferta de seus serviços, procure aprender ou aprimorar seus conhecimentos para oferecer sempre algo a mais.

Por exemplo: técnicos em informática são constantemente procurados para consertar smartphones. Por que não investir em um curso para consertar smartphones? Assim o profissional terá mais conhecimento, mais um serviço a oferecer e poderá atender a uma demanda já existente, considerando ainda que hoje a conectividade liga todos estes equipamentos para o uso rotineiro.

Características do seu cliente

Conhecer seu público-alvo e saber suas preferências é essencial para fidelizar clientes. Você pode realizar um cadastro com os dados de cada um e mantê-lo sempre atualizado.

Busque as informações básicas como endereços, telefones e e-mail, mas também aprofunde sua pesquisa levantando dados como formas de pagamentos preferenciais, produtos e serviços adquiridos anteriormente que sejam relacionados com o que você oferece e grau de satisfação alcançado com sua empresa no momento.

Comunicação eficaz

Manter uma comunicação aberta, fácil e rápida é uma importante ferramenta para fidelizar clientes. Considere manter uma página no Facebook com informações sobre seu negócio e contatos. Se você tiver um site ou blog, deixe o link em sua página no Facebook também.

Você pode disponibilizar seu número de celular para falar com seus clientes via Whatsapp, pois é, sem dúvida, um dos canais mais rápidos e utilizados nos últimos tempos. É importante que o cliente tenha facilidade e agilidade quando quiser comunicar com você, seja para efetuar uma compra, contratar um serviço ou para fazer uma reclamação ou retorno por algum problema com o produto. A comunicação eficaz ajudará sua empresa a fidelizar clientes.

Atrativos para fidelizar clientes

Clientes recorrentes merecem condições especiais. Um recurso muito utilizado nos dias de hoje poderá ajudá-lo a fidelizar clientes: o envio de newsletter com descontos especiais exclusivos para os clientes fiéis. Você pode oferecer também um programa de fidelidade, informações sobre lançamentos ou enviar ofertas de produtos ou serviços que tenha relação com o histórico de compra de seu cliente.

A fidelização do cliente é uma tarefa que exige ainda mais esforço e trabalho do que a tarefa de atrair o cliente. Fidelizar clientes requer um movimento maior da empresa em direção ao cliente, significa criar estratégias, investir tempo e dinheiro para surpreender e encantar sempre!

As vantagens são inúmeras, pois o cliente fiel, além de voltar a adquirir seus serviços, fará a divulgação gratuita de sua empresa nos meios em que convive. Essa estratégia é o caminho certo para obter resultados duradouros para sua empresa.

Qual destas técnicas você já tem utilizado? Conhece alguma outra tão efetiva quanto estas? Faça seu comentário.

 

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