Smartphones

6 tendências de informática para os próximos anos

É incrível perceber o quão tecnológica está a nossa sociedade. A todo o momento surgem aparelhos eletrônicos com funções que, até então, nem imaginávamos, transformando a forma como nos comunicamos e interagimos socialmente. Telefones ultra inteligentes, realidade virtual, impressão de objetos 3D… tudo isso era apenas fantasia a meros dez anos atrás!

Mais do que nunca, para as pessoas que trabalham com informática é fundamental ficar atento às novas tecnologias e novidades que surgem em todo o mundo. Ficou curioso? No artigo de hoje, vamos falar sobre cinco tendências de informática para os próximos anos. Confira!

Realidade virtual

Um conceito pouco difundido entre as massas, a realidade virtual finalmente tem a chance de brilhar graças ao avanço tecnológico de telas e do head tracking – uma captura dos movimento da sua cabeça, em que você olha para os lados no ambiente virtual da mesma forma que faz no mundo real.

Como o headset cobre os olhos do usuário, a integração com o ambiente virtual é total, levando o usuário a vivenciar experiências incríveis da mesma forma que nos jogos eletrônicos, mas de uma maneira muito mais interativa. Inicialmente, uma das dúvidas a respeito da realidade virtual era o seu uso individualizado; no entanto, já existem estudos para transformar essa tecnologia em algo mais cooperativo, como a possibilidade de assistir filmes com os amigos em cinemas virtuais.

Smartphones

Os telefones inteligentes já são parte integral da vida das pessoas, mas a tendência é que mais pessoas passem a ter acesso a eles, e que ainda mais funcionalidades sejam adicionadas. Em alguns lugares, por exemplo, já é possível substituir o cartão de crédito pelo smartphone graças à tecnologia NFC (parecida com o bluetooth, porém, com mais protocolos de segurança).

Graças às câmeras, já é possível escanear um objeto e imprimi-lo em uma impressora 3D. Vale ainda lembrar que a própria Microsoft permite que um telefone com Windows seja colocado em um dock, que, conectado a um mouse, teclado e monitor, transforma o smartphone em um computador totalmente funcional.

Isso é certo: seja como substituto de chaves ou controle remoto de casas inteligentes, os smartphones vão participar cada vez mais das nossas vidas.

Realidade aumentada

Parado no centro de uma grande cidade, você olha para o horizonte e enxerga, em grande parte, pessoas e prédios. Com a realidade aumentada, todos aqueles prédios ganharão legendas com nomes, restaurantes irão estampar suas qualificações diante dos seus olhos, e as pessoas exibirão o seu perfil em redes sociais — e esses são apenas alguns exemplos!

Para utilizar da realidade aumentada, será necessário utilizar algo como um smartphone ou óculos especiais. Estamos falando aqui de uma mistura do mundo real com o virtual, através da adição de todas as informações digitais disponíveis!

Impressão 3D

A impressão 3D pegou a todos de surpresa com suas cópias feitas de resina; mas o que esperar quando novas impressoras começarem a imprimir materiais como vidro, metal e até órgãos humanos? Trata-se de uma tecnologia que pode mudar diversas áreas do conhecimento.

Em alguns casos, não será mais preciso comprar um material ou produto em si; bastará comprar o projeto e imprimi-lo em casa ou na loja mais próxima. Além disso, as dificuldades das doações de órgãos diminuirão drasticamente, já que, utilizando células tronco, será possível recriar a estrutura desejada sem nenhum tipo de rejeição por parte do usuário.

Dispositivos eletrônicos

Outros dispositivos eletrônicos, como tablets, notebooks e PCs, ainda existirão, mas serão utilizados cada vez mais para o trabalho ou atividades específicas. Graças à nanotecnologia e às telas flexíveis, acredita-se que os tablets poderão se tornar dobráveis, podendo ser carregados no bolso, junto da carteira. E isso poderá reduzir drasticamente nosso consumo de papel impresso, por exemplo.

Tendências de informática

Como pode ver, são inúmeras tecnologias sendo preparadas para invadir as nossas vidas, uma mais fantástica que a outra. Como profissional da área, é importante ficar atento a todas essas tendências de informática, assistir aos processos, e, assim, poder auxiliar melhor os clientes e parceiros nesse longo caminho de avanços tecnológicos.

Gostou desse texto? Lembre que ele pode ser útil para outras pessoas! Por isso, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Você deve gostar também
Os danos que o iPhone causa à sua saúde (INFOGRÁFICO)
Manutenção de smartphones: 5 motivos para aderir essa ideia
Smartphones: Brasil já tem mais de 280 milhões de linhas móveis

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web