Profissões

7 dicas para ter sucesso como técnico em informática

Profissionais que atuam como técnicos em informática são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa. Para que ser valorizados, eles devem ter algumas particularidades que os fazem se destacar dos demais. Trata-se de um cargo antigo, mas que pelo visto, jamais será extinto, visto que essa área é muito requisitada tanto pelas empresas, quanto pelo consumidor final que faz uso de notebooks e computadores. Confira a seguir algumas dicas que farão com que você se destaque nessa profissão!

1. Seja pontual

Uma grande qualidade de um profissional, independente da área que ele atue, é a pontualidade. Esta é uma das características logo percebidas pelos clientes e por mais que alguns se esforcem para acabar com a “fama”, ela existe. A falta de previsão desses profissionais faz com que os mais organizados paguem o preço pela desorganização dos outros.

Para manter a pontualidade com seus clientes, se programe, faça uma estimativa do tempo que gastará com cada trabalho, sempre para mais, tanto nas empresas quanto na casa de cada cliente. Dessa forma, você não fará seus clientes esperarem muito e eles terão uma ótima impressão a seu respeito.

2. Busque ser eficiente como técnico em informática

Busque resolver o problema da melhor maneira. Não execute serviços desnecessários. Faça seu diagnóstico e tente resolver a dificuldade o mais rápido possível. Faça sempre a cortesia de realizar uma limpeza interna nos computadores, isso cativará a sua clientela. Se o seu cliente pediu apenas para eliminar determinado vírus, atenda-o. Uma formatação pode ser complicada e levar muito tempo, por isso, faça apenas o que for solicitado!

3. Detecte logo os problemas

Um bom técnico em informática e experiente saberá dar logo o diagnóstico do problema. Às vezes é difícil, apenas após algumas tentativas os problemas são descobertos. Mas, pra começar muna-se de boas ferramentas para que tudo seja feito de forma eficiente.

4. Recicle-se sempre

Estudar e se reciclar é sempre muito importante nessa área. As mudanças ocorrem muito rapidamente e os avanços tecnológicos não param. As tendências do mercado mudam na mesma proporção em que os processadores são desenvolvidos. Portanto, é fundamental que você esteja sempre atualizado com as atuais mudanças.

5. Procure saber as necessidades do cliente

Quando for contatado por qualquer cliente, busque saber quais são suas reais necessidades, o que ele deseja que seja resolvido. Dessa forma, sua visita será mais breve e eficaz. Saiba pelo telefone sobre o problema de cada cliente, assim, na hora da visitá-lo você já saberá o que lhe espera e poderá fazer o diagnóstico com mais facilidade, o que consequentemente levará a maior satisfação do cliente, causando uma boa impressão do seu trabalho.

6. Faça com que seu cliente confie em você

Só sugira a troca de algum componente do computador se realmente houver necessidade. Essa confiança você deve transmitir a seus clientes. O cliente, na maioria das vezes, percebe quando o técnico em informática, principalmente, se ele possui algum comércio do gênero, quer levar vantagem e ganhar uma grana a mais. Portanto, transmitir honestidade para seu cliente pode fidelizá-lo e sempre que precisar, ele chamará você.

7. Diversifique seu trabalho

Hoje em dia o mercado tecnológico não envolve apenas notebooks e desktops, hoje existem os tablets e smartphones. O que você acha de diversificar seu atendimento oferecendo também serviços para estes dispositivos móveis eletrônicos? Você pode fazer um curso de manutenção nesta área, por exemplo. Há uma grande chance de seus lucros duplicarem. Pense nisso!

Para se destacar como um bom técnico em informática, você deve se dedicar a sua profissão e sempre procurar atender seus clientes da melhor forma possível, com presteza e pontualidade. Siga estas dicas conquiste mais clientes! Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades!

 
Você deve gostar também
4 segredos para economizar a bateria do smartphone
Você já ouviu falar em curso de manutenção de celular?
Como aumentar as vendas da sua loja de manutenção de computadores

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web