Smartphones

Entenda por que sua empresa precisa investir em smartphones

Os smartphones já estão totalmente integrados às nossas vidas. Os aparelhos são altamente conectados à web e contam com aplicativos que permitem a execução de diversas atividades, que vão do compartilhamento de fotos a edição de arquivos complexos. Para empresas, esses aparelhos podem representar uma fonte de grandes mudanças, gerando mais mobilidade no ambiente empresarial e um aumento da eficiência dos serviços prestados pelo empreendimento.

Em longo prazo, os smartphones permitem a criação de novos modelos operacionais. Logo, as atividades da companhia serão realizadas com mais mobilidade, índices de erro menores e maior conectividade. Quer saber mais sobre a necessidade de investir em smartphones? Então leia o nosso texto de hoje!

A evolução dos smartphones e o impacto nas nossas vidas

Smartphones estão presentes nas nossas vidas desde o início da última década. Inicialmente, os aparelhos de marcas como a Palm, a BlackBerry e a Nokia estavam restritos a ambientes empresarial. O seu design, sempre formal, era feito para um público que possuía como maior prioridade o envio de e-mails e a edição de documentos importantes em qualquer local.

Com a chegada do iPhone, o smartphone mudou de cara. O teclado físico foi abandonado, dando lugar a uma grande tela capacitiva com suporte a múltiplos toques. Junto a isso, foram criadas lojas de aplicativos (que tornaram a distribuição de apps mais simples) e outras tecnologias que otimizaram os aparelhos. Pouco a pouco, o smartphone tornou-se o principal aparelho de várias pessoas, que passam o dia compartilhando notícias, fotos e mensagens pela rede.

Maior mobilidade para empresas

Nas empresas, os smartphones também tiveram um grande impacto. Os aparelhos, que foram adotados inicialmente no ramo corporativo, são indispensáveis para o dia a dia de gerentes, analistas, líderes de setor e profissionais que atuam longe do ambiente corporativo. Graças aos avanços dos últimos anos, muitas carreiras já podem atuar sem a necessidade de um computador ao lado o tempo todo.

Apps que em nada devem para as suas versões desktop se conectam a servidores na nuvem para recuperar informações empresariais. Da mesma forma, sendo integrados com wearables e dispositivos da Internet das Coisas, um smartphone pode ser utilizado como ferramenta de coleta e envio de dados que, posteriormente, são utilizados por analistas da empresa.

Não podemos deixar de incluir, também, as atividades mais tradicionais. Hoje, um smartphone permite a edição e o envio de uma série de arquivos, de documentos de texto a blocos de linhas de código HTML. Como consequência, a produtividade de várias pessoas é ampliada consideravelmente.

O investimento das empresas em smartphones

O investimento em smartphones empresariais deve envolver um grande planejamento. A empresa precisa identificar quais dispositivos são mais adequados ao seu perfil, os seus sistemas e as atividades de seus profissionais. Em alguns casos, o smartphone deve possuir um design elegante, que passe aos parceiros comerciais da empresa uma imagem de seriedade dos seus profissionais. Em outros, o aparelho precisa ser resistente e capaz de aguentar ambientes úmidos ou com grande quantidade de poeira.

O software também deve ser avaliado. Alguns sistemas operacionais podem não possuir suporte às APIs e aplicativos que serão utilizados pelos profissionais da companhia. Por outro lado, se a empresa fizer uso de aparelhos ligados a Internet das Coisas, a compatibilidade do software com esses dispositivos deve ser levada em consideração, para garantir que o aparelho poderá ser utilizado plenamente.

E você, já utiliza o seu smartphone como ferramenta de trabalho? Acredita que investir em smartphones é uma tendência crescente? Deixe o seu comentário com sua opinião e nos conte a sua experiência!

 
Você deve gostar também
6 tendências de informática para os próximos anos
6 melhores celulares do mundo hoje
5 dicas poderosas para fidelizar clientes

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web